top of page

BETA-READER: UMA DAS FUNÇÕES MAIS IMPORTANTES DO UNIVERSO FANFICTION

  • Juliana Fernandes
  • 18 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Betas falam da atividade de “betagem”, e dos pontos positivos e negativos que a envolvem

Existem diversas formas de estar inserido no universo das fanfics. Há quem tenha contato com as fanfics apenas através da leitura; há quem também as escreva; assim como há quem as bete. A atividade de betar fanfics é, em sua maioria, praticada por jovens mulheres, e considerada uma das mais importantes desse universo.

Geralmente, as equipes de portais de fanfics contam com a participação de beta-readers. De acordo com o portal Fanfic Obsession, as beta-readers são pessoas responsáveis pela correção dos erros de gramática e de codificação das fics que vão entrar no site, as deixando dentro dos padrões exigidos.

Apesar de não remunerado, o trabalho das betas é algo levado a sério, e é necessário possuir algumas qualificações para executá-lo. “Primeiro de tudo, é preciso possuir um bom conhecimento da língua portuguesa, de script e html. Também é preciso que seja organizada e que saiba lidar, pelo menos via e-mail, com as pessoas”, explica a beta McAnônima (22), que trabalha no Fanfic Obsession há sete anos, mas preferiu não se identificar.

Além das competências que o trabalho de betagem exige, é necessário haver comprometimento e organização por parte das betas. A McAnônima conta como se organiza: “Procuro ficar de olho no e-mail para ver se estou muito carregada, se tem coisa chegando, e determinar algum dia na semana para resolver aquilo tudo ou ao menos uma parte. Às vezes não dá certo, admito, mas o importante é garantir que você sempre responda os autores, pois assim consegue mantê-los informados do porquê da demora e diminuir os problemas”.

Cada beta se programa da forma que melhor se encaixa em seu dia a dia. “Eu fazia as betagens diariamente, do contrário virava uma bola de neve e era uma loucura colocar tudo em dia”, conta a beta Gabriella Nascimento (25), conhecida como Gabe pelos leitores, e que também trabalhou no site Fanfic Obsession por sete anos, porém atualmente encontra-se afastada da equipe.

Por ser um trabalho que exige um significativo tempo, nem sempre é fácil conciliá-lo com a vida pessoal. Gabe explica que acabou ficando sem tempo para escrever suas próprias fanfics e, como consequência, suas histórias pararam de receber atualizações.

Além de terem que abrir mão de algumas horas, as betas enfrentam, junto ao restante da equipe do site, dificuldades que vão além de suas tarefas. Ao ser questionada sobre os momentos mais tensos que o Fanfic Obsession já passou, a McAnônima lembra das fases em que ficou difícil bancar o servidor, e de quando o site pegou um vírus que resultou em muita dor de cabeça até ser solucionado. Já a Gabe, comenta sobre outro episódio que causou desespero em toda a equipe: “Uma vez quase perdemos o site para um serviço de hospedagem estrangeiro. Eles acharam que tinham o direito sobre todas as fics que tínhamos e foi uma loucura fazer backup de tudo em poucas horas antes deles trocarem as senhas e deixarem a gente sem acesso”.

Embora passem por algumas dificuldades, as betas consideram seu trabalho como fonte de satisfação. A McAnônima exerce a função de beta há vários anos e, ainda assim, continua se sentindo motivada a continuar: “O que mais me motiva é que este é um universo que permite que as pessoas pratiquem a escrita livremente e sem pressão. Tem tanta gente por aí com talento, mesmo sem ser profissional, e que querem treinar, mostrar seu trabalho, se divertir com isso. E ver alguém ficar tão feliz por encontrar o próprio trabalho exposto e bem cuidado simplesmente não tem preço. Não tem mesmo”.

Apesar de estar afastada do Fanfic Obsession, a Gabe descreve com euforia a sensação de betar fanfics: “Na época, eu estava viciada em ler fanfics de todos os tipos. Quando passei a ser beta, tive acesso à várias histórias diferentes antes de todo mundo e isso foi fascinante para mim. Eu tinha prazer em corrigir, ler histórias de outras pessoas, acompanhar o crescimento dos personagens e a evolução na escrita das autoras”.

Junto a tudo o que foi dito acima pelas betas, também existe o ponto positivo de que as mesmas podem estabelecer preferências para que sejam encaminhadas a elas apenas fics que se encaixem nesse quadro. “Por exemplo, algumas betas não betam coisas sem script já feito. Outras preferem não betar fanfics de certas bandas ou sobre certos conteúdos, seja por escolha pessoal ou por saberem que não vão lidar bem com isso”, esclarece McAnônima.

O cargo de beta-reader é complexo, mas atrai e mobiliza muitas pessoas, ficando cada vez mais evidente o quanto a existência das betas é essencial para o bom funcionamento e organização dos sites de fanfics.


Comentários


ZYAN
bottom of page