top of page

SÁBADO À NOITE: A FANFIC QUE MARCOU O FANDOM DE MCFLY

  • Juliana Fernandes
  • 17 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Babi Dewet, autora de “SAN”, explica como ocorreu o processo de transposição da história, do universo digital para o livro

Escritora Babi Dewet com seu livro "Sábado à Noite" em mãos (Foto: Reprodução / Jornal O Globo)

Escritora Babi Dewet com seu livro "Sábado à Noite" em mãos (Foto: Reprodução / Jornal O Globo)

Atualmente, um crescido número de fanfics brasileiras podem ser consideradas populares. Porém, o topo dessa popularidade pertenceu por um bom tempo a uma só fanfic: “Sábado à Noite”, da carioca Babi Dewet, 29. Também conhecida pela abreviatura “SAN”, a fic conquistou um grande número de leitores, movimentando fóruns, redes sociais e o espaço destinado a comentários do site Fanfic Addicition (atualmente fora do ar), no qual era hospedada.

“SAN” foi escrita no ano de 2005 e seus personagens principais eram inspirados nos integrantes da boyband britânica McFLY, da qual Babi é fã. A história falava de amizade, amor, dramas adolescentes e, principalmente, sobre música. Inclusive, algumas letras de músicas do McFLY também foram usadas - de forma essencial – no decorrer da fanfic para embalar o romance do casal protagonista.

Muito antes da criação de “SAN”, Babi Dewet já desenvolvia o seu talento para a escrita. A autora conta que aos 15 anos já escrevia fanfics de Harry Potter: “Eu queria entrar no mundo de outra forma, queria recriar um mundo que já existia – o que foi importantíssimo, porque foi o momento em que eu percebi que gostava de escrever e que eu podia escrever para as outras pessoas, e não só para mim”.


Durante alguns anos, Babi continuou se dedicando à escrita de fanfics inspiradas em Harry Potter e em outras coisas que lhe interessavam. No fim da adolescência, conheceu a banda McFLY. De acordo com a escritora, “SAN” surgiu da vontade de escrever sobre seus novos ídolos e, com a criação da história, veio a descoberta do seu público alvo.


Banda britânica McFly, inspiração da autora Babi Dewet para a criação de "SAN" (Foto: Reprodução / Tumblr)

Banda britânica McFly, inspiração da autora Babi Dewet para a criação de "SAN" (Foto: Reprodução / Tumblr)

No site Fanfic Addiction, “SAN” foi dividida em três partes (a terceira teve apenas o seu início publicado), e o sucesso da fanfic foi tamanho, que incentivou a autora a transpassá-la para livro físico. Segundo Babi, foi em 2009, durante um momento em que decidiu reler todos os comentários sobre a história feitos no site, quando percebeu o quanto seria interessante colocá-la no papel. “Eu comecei a ler e vi que as pessoas imprimiam a fanfic para poder ler fora do computador. E eu achei isso incrível, porque era uma história enorme! Parei, então, para pensar que seria muito legal ter essa história como livro, que as pessoas deveriam gostar”, conta a autora.


Em 2010, Babi apostou no potencial da sua fanfic, e lançou o livro “Sábado à Noite” de forma independente. Nessa nova fase, a escrita e a linguagem da história passaram por algumas modificações, levando em conta que fanfic e livro físico são duas mídias distintas. Além disso, para não infringir a lei de Direitos Autorais, Babi teve o cuidado de adaptar tanto as letras das músicas pertencentes ao McFLY, quanto os nomes de alguns personagens, que eram iguais aos dos meninos do grupo musical.


Os fãs do McFLY reagiram de forma muito positiva a essa transição de “SAN”, foram os primeiros a comprarem e aprovarem a nova versão da história. Ainda assim, Babi conta que houve resistência por parte de algumas pessoas. “A parte mais difícil foi o preconceito das pessoas no geral, quando você diz que vem da fanfic, que vem da internet. As pessoas ainda não entendem muito isso [...] e acabam julgando como se fosse algo ruim, como se não fosse algo bacana. Infelizmente, acaba sendo um desafio para a gente, de ter que se mostrar um profissional muito bom, apesar de ter saído da internet”, desabafa a autora.


Apesar das dificuldades enfrentadas, Babi afirma que não possui nada de negativo para falar das fanfics: “As fanfics me ajudaram a encarar comentários negativos, a encarar comentários positivos, a encarar leitores... Enfim, só tiveram coisas positivas vindas das fanfics para mim”. A escritora também revelou que se divertiu muito durante todo o processo de escrita, publicação e divulgação de “SAN” como fanfic, e como livro.


No ano seguinte ao lançamento da versão independente de “Sábado à Noite”, Babi Dewet assinou com a editora Generale uma reedição do seu livro. Não demorou para que ela lançasse, pela mesma editora, os livros “Sábado à Noite II – Dos bailes para a Fama” e “Sábado à Noite III – Com Amor e Música”, completando a trilogia.


“Sábado à Noite” também está disponível no Youtube, onde é possível encontrar as gravações das músicas presentes nos três livros, assim como os booktrailers de ambos – tudo gravado com a participação dos amigos da Babi. Confira aqui o material.


Abaixo está disponível o podcast gravado pela autora Babi Dewet, especialmente para esta reportagem:








Comentários


ZYAN
bottom of page